quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Alimentos Energéticos
Os alimentos energéticos servem como fornecedores de energia. O corpo precisa de energia para todas as suas actividades para andar, trabalhar, brincar, até para actividades como pensar e dormir. Todos os alimentos fornecem energia, uns mais que outros. Os que fornecem muita quantidade de energia são os alimentos Energéticos, como por exemplo: óleo, manteiga, bacon, açúcar, pão, cereal matinal, biscoito, arroz, macarrão, milho, batata, etc.

Álcool


Quando se fala em abusar no álcool quer dizer que um individuo consome mais álcool do que o seu fígado pode destruir. No caso do homem é 24 gramas por dia. No caso da mulher é 16 gramas por dia. As grávidas e os menores não devem de consumir álcool.
Bebidas alcoólicas são aquelas que contêm, na sua composição, álcool etílico que, pode derivar da fermentação, como acontece no vinho na cerveja, ou da destilação, como acontece no whisky, licores e no vodka.
Os sintomas da embriaguez aparecem cerca de 15 minutos (se fora das refeições) a 30 minutos (se durante as refeições) após a ingestão de álcool. O álcool no sangue só baixa após muitas horas de trabalho do fígado. Isto porque o fígado é responsável pela eliminação de quase todo o álcool ingerido (cerca de 95%) e tem apenas uma capacidade de eliminar cerca de 0,1 gr/litro de alcoolémia por hora.


Os mitos do álcool

O álcool não aquece!
O que sucede é que o álcool faz a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos da pele, aumentando a quantidade de sangue (quente) ao nível da pele e dando por isso a sensação de calor.
Infelizmente, isto faz com que o calor do corpo se dissipe mais facilmente para o exterior, levando mais rapidamente à morte por enregelamento em condições extremas...


O álcool não mata a sede!
A única bebida que mata a sede é a água. Todas as bebidas alcoólicas têm água em percentagens variáveis mas, o álcool que também contêm produz perda de água pela urina, o que significa que beber uma bebida alcoólica para matar a sede pode provocar mais sede...

O álcool não dá força para o trabalho físico!

O álcool atendendo ao seu efeito anestesiante diminui a sensação de cansaço, o que pode ser perigoso, porque o cansaço é um mecanismo que o nosso organismo tem de nos avisar de que devemos parar o esforço antes de atingirmos o nosso limite. De qualquer forma, o álcool não aumenta a força física. Embora seja muito rico em calorias, estas calorias especificamente têm o problema de nunca serem utilizadas pelo músculo. Ou seja, beber álcool engorda.

Benefício do álcool:
O álcool consumido com muita moderação pode trazer benefícios para a saúde.
Como a prevenção de doenças. Para este benefício basta um copo de vinho por dia.
Malefícios do álcool:
Mau ambiente familiar.
Malefícios com a saúde (na figura seguinte).

Consumo de álcool pode provocar as seguintes doenças:
No esófago:
- Síndrome de Mallory-Weiss
-
Cancro de esófago
-
Varizes esofágicas
No estômago:
-
Gastrite aguda
No fígado:
-
Fígado gordo (esteatose)
- Hepatite aguda alcoólica
-
Cirrose alcoólica
No pâncreas:
- Pancreatite aguda e crónica
No intestino:
-Síndrome de má-absorção


Ainda acha que beber será uma boa solução?

Onde pedir ajuda?
Ao nosso Médico de Família, no Hospital da nossa zona, no nosso Centro de Saúde.
Na Internet:
CRATO Alcoólicos anónimos do Centro Regional de Alcoologia de Coimbra

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Relações entre avós e netos



As relações entre os avós e netos são, quase sempre, uma relação duradoura. Em que raramente existem conflitos. Os avós são como pais para os seus netos e mimam-nos mais do que mimaram os seus próprios filhos. São muitas as vantagens do relacionamento de avós e netos. Para os avós, este é o momento em que podem gozar da relação com as crianças de forma despreocupada. Eles não têm propriamente o dever de educar mas sim de conviver.

Relações inter-pessoais

Relações inter-pessoais

→ Mudanças de humor nos adolescentes

No dia-a-dia, nós, adolescentes, temos mudanças de humor repentinas. Num segundo estamos super felizes e no outro, demasiado pensativos.
Existem vários tipos de comportamentos:
Assertivo
  • Vontade de defender os seus direitos, mas ao mesmo tempo capaz de aceitar que os outros também tenham os seus;
  • Ouve bastante e procura compreender;
  • Trata as pessoas com respeito;
  • Aceita acordos, soluções;
  • Vai directo ao assunto sem ser agressivo;
  • Insiste na procura do seu objectivo;
  • Expressão corporal:
    → Contacto visual suficiente para dar o entender que está a ser sincero;
    → Tom de voz moderado, neutro mas firme;
    → Postura comedida (cómoda) e segura;
    → Expressão corporal de acordo com as palavras.
  • É muito valorizado e valoriza os outros;
  • Sabe o que quer;
  • Desenvolve a auto-estima;
  • É muito importante no trabalho de grupo/equipa.

Agressivo

  • Ansioso por vencer mesmo ás custas dos outros;
  • Muito preocupado com os seus desejos e vontades;
  • Deita imediatamente as culpas nos outros;
  • Critica os outros;
  • Nunca critica o seu comportamento;
  • Interrompe com muita frequência;
  • Autoritário;
  • Gera conflitos facilmente;
  • Expressão corporal:
    ->Máximo contacto visual;
    ->Voz alta (grita);
    ->Aponta o dedo aos outros.

Anoxeria nervosa

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizada por um baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração). Pode ser causada por distúrbio da auto-estima.

Alimentação Equilibrada



Alimentação Equilibrada


Para ter uma boa qualidade de vida deve-se ter uma alimentação equilibrada ou balanceada, isto é, uma alimentação que ofereça numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver bem e em harmonia.
Fica
claro que o consumo de uma variedade de alimentos é essencial para obter equilíbrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.
Então, como fazer para evitar todo tipo de doenças, e poder viver melhor?


Nós daremos a resposta para a semana... bom fim-de-semana

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tabagismo

O consumo do tabaco é altamente perigoso para a saúde e é também o tipo de toxicodependência que, de longe, mais mortes provoca. Ao consumo excessivo de tabaco dá-se o nome de tabagismo.
A maioria dos fumadores fez a iniciação ao uso do tabaco sem ter consciência dos perigos que daí poderiam advir apesar de alguns já conhecerem as consequências do tabagismo, no próprio organismo e no ambiente. O consumo do tabaco pode resultar em doenças e problemas cardíacos e pulmonares.
Às pessoas que fumam involuntariamente dá-se o nome de fumadores passivos.

Alcoolismo


O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.
Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o mecanismo biológico do alcoolismo ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se torne em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional e a predisposição genética.

Bulimia

Bulimia

A bulimia é uma doença que consiste em episódios de ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas. A população de risco é, nomeadamente, jovens entre os 15 e 20 anos do sexo feminino.

As causas desta doença:


- Angústia e o stress
- Tentativa de neutralizar o sofrimento provocado pela solidão
- Valorização do corpo magro como ideal de beleza

Os comportamentos mais frequentes dos bulímicos são:

-Ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos;
-Prática de grandes jejuns;
-Uso de diuréticos e laxantes;
-Indução de vómitos;
-Prática exagerada de exercício físico;

Algumas das consequências mais grave destas doenças:

-Depressão;
-Fadiga;
-Irregularidade menstrual, no caso das raparigas;
-Problemas de esófago e de estômago