quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A adolescência

A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, devido às alterações hormonais.
Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação, o aumento dos pêlos vaginais e o crescimento dos seios.
Nos meninos acontece a alteração da tonalidade da voz, o aumento dos pêlos púbicos e o crescimento do pênis, onde este passa a ter erecção e ejaculação.
A adolescência é dividida em três fases: a pré-puberdade, onde o desenvolvimento físico se acelera e onde busca maior proximidade com os adultos. O lado emocional é muito confuso, com oscilações de sentimentos como ódio e amor, na busca de identificar-se; a puberdade, onde se inicia por volta dos treze anos, sendo marcada pela maturidade dos órgãos reprodutores; e a pós-puberdade entre os quinze e vinte anos, fase em que deve demonstrar responsabilidades diante das cobranças do meio social, como a escolha profissional, estruturar as relações com o sexo oposto e a formação da identidade, necessitando cada vez menos da ajuda intelectual dos adultos.

Sem comentários:

Enviar um comentário