quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Álcool


Quando se fala em abusar no álcool quer dizer que um individuo consome mais álcool do que o seu fígado pode destruir. No caso do homem é 24 gramas por dia. No caso da mulher é 16 gramas por dia. As grávidas e os menores não devem de consumir álcool.
Bebidas alcoólicas são aquelas que contêm, na sua composição, álcool etílico que, pode derivar da fermentação, como acontece no vinho na cerveja, ou da destilação, como acontece no whisky, licores e no vodka.
Os sintomas da embriaguez aparecem cerca de 15 minutos (se fora das refeições) a 30 minutos (se durante as refeições) após a ingestão de álcool. O álcool no sangue só baixa após muitas horas de trabalho do fígado. Isto porque o fígado é responsável pela eliminação de quase todo o álcool ingerido (cerca de 95%) e tem apenas uma capacidade de eliminar cerca de 0,1 gr/litro de alcoolémia por hora.


Os mitos do álcool

O álcool não aquece!
O que sucede é que o álcool faz a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos da pele, aumentando a quantidade de sangue (quente) ao nível da pele e dando por isso a sensação de calor.
Infelizmente, isto faz com que o calor do corpo se dissipe mais facilmente para o exterior, levando mais rapidamente à morte por enregelamento em condições extremas...


O álcool não mata a sede!
A única bebida que mata a sede é a água. Todas as bebidas alcoólicas têm água em percentagens variáveis mas, o álcool que também contêm produz perda de água pela urina, o que significa que beber uma bebida alcoólica para matar a sede pode provocar mais sede...

O álcool não dá força para o trabalho físico!

O álcool atendendo ao seu efeito anestesiante diminui a sensação de cansaço, o que pode ser perigoso, porque o cansaço é um mecanismo que o nosso organismo tem de nos avisar de que devemos parar o esforço antes de atingirmos o nosso limite. De qualquer forma, o álcool não aumenta a força física. Embora seja muito rico em calorias, estas calorias especificamente têm o problema de nunca serem utilizadas pelo músculo. Ou seja, beber álcool engorda.

Benefício do álcool:
O álcool consumido com muita moderação pode trazer benefícios para a saúde.
Como a prevenção de doenças. Para este benefício basta um copo de vinho por dia.
Malefícios do álcool:
Mau ambiente familiar.
Malefícios com a saúde (na figura seguinte).

Consumo de álcool pode provocar as seguintes doenças:
No esófago:
- Síndrome de Mallory-Weiss
-
Cancro de esófago
-
Varizes esofágicas
No estômago:
-
Gastrite aguda
No fígado:
-
Fígado gordo (esteatose)
- Hepatite aguda alcoólica
-
Cirrose alcoólica
No pâncreas:
- Pancreatite aguda e crónica
No intestino:
-Síndrome de má-absorção


Ainda acha que beber será uma boa solução?

Onde pedir ajuda?
Ao nosso Médico de Família, no Hospital da nossa zona, no nosso Centro de Saúde.
Na Internet:
CRATO Alcoólicos anónimos do Centro Regional de Alcoologia de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário