sábado, 31 de janeiro de 2009

Obesidade

Obesidade é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até ao ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é visto, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite.
Obesidade Infantil:
Quais as causas da obesidade infantil? A etiologia da obesidade é multifactorial, sendo a maioria dos casos de causa exógena. As síndromes genéticas e as doenças endócrinas são responsáveis apenas por 1% da obesidade infantil. Alguns estudos concluem existir 5 a 25% de responsabilidade genética na ocorrência de obesidade, desta forma o risco de obesidade é de 9% quando nenhum dos pais é obeso, 50% quando um dos progenitores é obeso e 80% quando os dois progenitores são obesos. Contudo, são os factores ambientais, nomeadamente comportamento alimentar e exercício físico, que exercem a maior influência na magnitude da expressão clínica da doença. A maioria das crianças come muito e mal! Fazem uma alimentação com baixo consumo de fibras (poucos vegetais e fruta) e com excesso de açúcar (refrigerantes, bolos, doces…), gorduras

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Gravidez na Adolescência

A adolescência caracteriza-se por ser um período de descoberta do mundo, dos grupos de amigos, de uma vida social mais ampla. Assim, a gravidez pode vir a interromper, na adolescente, esse processo de desenvolvimento próprio da idade, fazendo-a assumir responsabilidades e papéis de adulta antes da hora, já que dentro em pouco se verá obrigada a dedicar-se aos cuidados maternos. O prejuízo é duplo: nem adolescente plena, nem adulta inteiramente capaz. A adolescência é também uma fase em que a personalidade da jovem está se formando e, por isso mesmo, é naturalmente instável. Hoje, os meninos e meninas entram na adolescência cada vez mais cedo. O início da ejaculação e da menstruação indicam que eles estão começando a sua vida fértil, isto é, que chegaram àquela fase da vida em que são capazes de procriar.

A adolescência

A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, devido às alterações hormonais.
Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação, o aumento dos pêlos vaginais e o crescimento dos seios.
Nos meninos acontece a alteração da tonalidade da voz, o aumento dos pêlos púbicos e o crescimento do pênis, onde este passa a ter erecção e ejaculação.
A adolescência é dividida em três fases: a pré-puberdade, onde o desenvolvimento físico se acelera e onde busca maior proximidade com os adultos. O lado emocional é muito confuso, com oscilações de sentimentos como ódio e amor, na busca de identificar-se; a puberdade, onde se inicia por volta dos treze anos, sendo marcada pela maturidade dos órgãos reprodutores; e a pós-puberdade entre os quinze e vinte anos, fase em que deve demonstrar responsabilidades diante das cobranças do meio social, como a escolha profissional, estruturar as relações com o sexo oposto e a formação da identidade, necessitando cada vez menos da ajuda intelectual dos adultos.

Alcoolismo


O álcool é a droga mais consumida em todo o mundo e encontra-se nas chamadas bebidas alcoólicas. A ingestão habitual de bebidas alcoólicas em doses elevadas tem como consequência uma intoxicação lenta do organismo causando uma doença, o alcoolismo.
O consumo de álcool altera o comportamento do indivíduo e perturba o funcionamento do seu organismo, a sua relação familiar e a própria sociedade.
É, muitas vezes, usado para vencer a timidez e iniciar conversa com quem nos atrai.
O comportamento do ser humano varia segundo os valores de álcool no sangue:
Zona de Alarme: 1l (0,5 a 0,8 g de álcool no sangue) = Efeitos não muito aparentes, mas... os tempos de reacção aumentam; as reacções motoras alteram-se; euforia do indivíduo.
Zona Tóxica: 1l e ½l (0,8 a 1,5 g de álcool no sangue) = Reflexos cada vez mais alterados; embriaguez mais ou menos ligeira; capacidade de conduzir e trabalhar muito afectadas.
2l (1,5 a 3 g de álcool no sangue) = Perturbação da marcha; duplicação de imagens; embriaguez nítida; condução e trabalho muito perigosos.
3l (3 a 5 g de álcool no sangue) = Embriaguez profunda; condução impossível.
Zona Mortal: mais de 3l (mais de 5g de álcool no sangue) = Coma, podendo levar á MORTE.

Drogas




Droga é um termo que denomina substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. E estão ligadas ao crime em pelo menos quatro maneiras."Droga", pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinogénio que leve à dependência química de uso excessivo.


As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injecção intravenosa.

Motivos associados ao uso:

*Problemas pessoais e sociais;
*Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;
*Sensação imediata de prazer que produzem;
*A facilidade de acesso e obtenção;
*Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Ficar acordado ou dormir;
*Fugir ou enfrentar;
* Aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
*Aguentar situações difíceis, privações e carências;
*Encontrar novas sensações, novas satisfações;
* Força do hábito;
*Esquecer ou memorizar; Emagrecer ou engordar.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vegetarianos

Tipos de vegetarianos:

Ovo-lacto-vegetariano: Consome lacticínios e ovos.
Lacto-vegetariano: consome lacticínios e não ovos.
Ovo-vegetariano: consome ovos e não lacticínios.
Vegano: não consome produtos de origem animal. Também designados veganistas, "estritamente vegetarianos", ou pelo termo inglês vegan. O termo original português, vegetaliano, raramente é encontrado.
Frutívoro: alimenta-se de frutas, grãos e sementes. Recusa matar a planta para se alimentar.
Crudívoro: alimenta-se única e exclusivamente de alimentos crus. Pode incluir leite ou não.

Pedro Araújo nº 15; Luís Silva nº13; João Carvalho nº11

Alimentação

Vegetarianismo

O que é?

É um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal, isto é, alimentam-se sobretudo de leguminosas, legumes, entre muitos outros e frutos que podem ser tropicais, como a manga e o ananás, simples, que são aqueles que encontramos com mais frequência, em Portugal, como as laranjas, maçãs, pêras e os frutos secos, como as nozes, castanhas, etc.
Os vegetarianos excluem da sua dieta carnes, peixes, aves, ou seja, tudo o que é origem animal. Ainda assim, podem consumir ovos, lacticínios e mel.

Dietas vegetarianas planeadas de forma apropriada são saudáveis e beneficiam na prevenção e tratamento de algumas doenças. Entre as vantagens nutricionais desta dieta, incluem-se os menores valores de gorduras saturadas e colesterol e ainda reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Emília Ferreira nº5; Flávia Calado nº7; Verónica Carreira nº2

Adolescência

A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, sendo que os valores adquiridos na infância passam a fazer parte de uma nova estrutura mais madura.
A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas... como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos!
No adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição. Vejamos, pois, em que consiste a adolescência e o que é a maturidade; quais são as mudanças que os adolescentes costumam sofrer, bem como as fases pelas quais vão passando, para podermos ter atitudes positivas que favoreçam a superação dessa crise.

José Silva, nº12; Ruben Almeida, nº19; Ruben Leandro, nº20

A adolescência

Quando uma criança nasce vê-se imediatamente se é uma rapariga ou um rapaz - a única diferença visível é o sexo.
É entre os 10 e os 16 anos que se vão acentuando as maiores diferenças, indicadoras do início do funcionamento do sistema reprodutor.

Quais as transformações que ocorrem nos adolescentes?

Durante a puberdade, no rapaz, a voz torna-se mais grave, surge pilosidade na face, na região púbica, nas axilas e um pouco por todo o corpo, os ombros alargam-se, a musculatura desenvolve-se e o crescimento acelera-se. Pelos 15 anos, os rapazes, são normalmente maiores que as raparigas – características sexuais secundárias dos rapazes.

Nas raparigas os seios desenvolvem-se, as ancas arredondam–se e a bacia alarga-se; e a pilosidade da região púbica e das axilas aparece; o crescimento acelera-se e a silhueta torna-se mais delgada – caracteríticas sexuais secundárias femininas.


Rafael Faustino nº16; Fábio Ribeiro nº6; Celso Santos nº3

Relações interpessoais



Relações entre pais e filhos



Normalmente, na infância, as crianças respeitam as decisões dos pais, não os enfrentam e são-lhes obedientes. Quando atingem a adolescência, criam conflitos com os pais. Estes conflitos surgem da parte dos pais quando estes não aceitam o crescimento dos filhos. Já os filhos começam a ver os pais com outros olhos, vendo os defeitos dos mesmos e começando a criticá-los. Mas a principal causa destes conflitos é que os pais tentam controlar os filhos, enquanto estes querem é ter toda a liberdade do mundo.

Catarina Oliveira nº 2; Inês Silvério nº8; Raquel Sousa nº17