quarta-feira, 11 de março de 2009

O Tabaco

O tabaco é nome comum dado às plantas do género Nicotina, originário da América do Sul. Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes medicinais e usavam-no em cerimónias.Foi trazido para a Europa pelos espanhóis, no início do século XVI. Era mascado, ou então aspirado sob a forma de rapé (depois de secar as suas folhas). O corsário Sir Francis Drake foi o responsável pela introdução do tabaco em Inglaterra em 1585, mas o uso de cachimbo só se generalizou graças a outro navegador, Sir Walter Raleigh.
Um diplomata francês, de nome Jean Nicot (de onde deriva o nome da nicotina) aspirava o rapé moído e percebeu que este aliviava as suas enxaquecas. Desta forma, enviou uma certa quantidade para que a então rainha de França, Catarina de Médicis, experimentasse. Neste ponto, a finalidade terapêutica original do tabaco já havia perdido o seu lugar nas sociedades civilizadas para o hábito de fumar por prazer. Embora o uso do cigarro tenha tomado enormes proporções a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi apenas em 1960 que foram publicados os primeiros relatos científicos que relacionavam o cigarro ao adoecimento do fumador. Pesquisas de âmbito mundial a respeito dos perigos do tabagismo são bastante divulgadas, não dando espaço para dúvidas ou más interpretações. Tal como os fumadores têm a sua saúde prejudicada, aqueles que os rodeiam também, ainda que estes não fumem “directamente”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 16% da população brasileira é fumadora. A OMS também estima que, em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo.

Como podem ver, o cancro do pulmão está fortemente ligado ao consumo de tabaco.

A partir do ano 1900 o número de cigarros fumados por uma pessoa durante um ano aumentou vertiginosamente, assim como o número de mortes provocadas por cancro do pulmão.






O tabaco, ao todo, é composto por:
Alcatrões;
Nicotina;
Monóxido de carbono;
Nicotina – Substância que causa dependência ao tabaco. É considerada uma droga pela OMS e consegue chegar ao cérebro poucos segundos após a inalação do fumo.
Monóxido de Carbono é uma substância que se fixa à hemoglobina existente nos glóbulos vermelhos, formando um composto que dificulta o oxigénio do sangue, tornando difícil o acesso do oxigénio em alguns órgãos.
Alcatrão é composto por várias substâncias tóxicas e um dos principais causadores dos cancros associados ao consumo do tabaco.

Porque é que o tabaco prejudica a saúde?
O tabaco é prejudicial à saúde porque contém muitas substâncias que o tornam tóxico e que provocam ou contribuem para várias doenças no Homem, principalmente ao nível dos sistemas respiratório e circulatório.
Os efeitos da Nicotina e a exposição a longo prazo a outros compostos no fumo, como monóxido de carbono, cianeto, e outros provocam estragos no tecido arterial do pulmão, e acredita-se que seja responsável pelos problemas cardiovasculares e sobre o sistema nervoso. Os fumadores têm em média menos 10 anos de vida do que os não fumadores. Isto porque as substâncias absorvidas destroem alguns órgãos importantes ao mesmo tempo que fragilizam o organismo em relação a vírus e a doenças oportunistas.
Os jovens que já experimentaram tabaco bem como os consumidores regulares afirmam-se menos felizes e referem com maior frequência sintomas de mal-estar físico e psicológico, referem em geral uma alimentação menos saudável e um maior desagrado com a imagem do seu corpo, com uma maior referência a comportamentos de dieta.
É de salientar que tanto os jovens que já experimentavam, como os consumidores regulares apresentam um perfil de afastamento em relação aos colegas em ambiente escolar, mas um maior convívio com os amigos fora das horas da escola. Os alunos que não fumam são os que mais frequentemente referem não ser aceites como são.

Sem comentários:

Enviar um comentário