quarta-feira, 18 de março de 2009

Relação entre irmãos


A relação entre irmãos é muito influenciada pelas expectativas que a família tem acerca das características, competências e capacidades de cada uma das crianças.
A rivalidade parece ser quase uma constante que marca a relação entre irmãos. Apesar da competitividade e ciúme entre irmãos ser frequente, não há dúvida que este tipo de relação é uma importante fonte de aprendizagem e de treino de relações entre iguais. É nestas relações que se desenvolvem não apenas sentimentos de competição, mas também de solidariedade. Além disto, a presença do irmão pode ser importante no processo de separação e construção da autonomia por parte dos filhos e também por parte dos pais.
Os irmãos podem ser uma fonte de ajuda preciosa no desenvolvimento de competências de negociação e cooperação e, para que tal aconteça, é fundamental os pais não se envolverem demasiado nas relações fraternais.

Como é que os pais devem intervir?
- Quando as crianças são novas, os pais têm de ter uma intervenção mais activa na resolução de conflitos, ajudando-as a praticar sentimentos de solidariedade e competição.
-À medida que os filhos vão crescendo os pais têm de se ir afastando para que os filhos aprendam a resolver os seus problemas e conflitos. Ensinar-lhes os passos que é necessário seguir para resolver conflitos pode ser uma boa estratégia, pois eles não nasceram com conhecimentos neste âmbito.

Assim é importante que eles compreendam que a resolução de conflitos implica quatro etapas: clarificar o problema, escutar activamente o outro, procurar diferentes soluções e por fim escolher a melhor. Quando as soluções são encontradas por eles a cooperação é maior. Também é importante que os pais resolvam os seus conflitos sem agressividade e com espírito de cooperação, pois é muito provável que os filhos os imitem.

Sem comentários:

Enviar um comentário