quarta-feira, 22 de abril de 2009

Fast Food

Fast-food é o nome que se dá ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas num intervalo pequeno de tempo. Desta maneira são comercializadas as sanduíches, pizzas, hamburgers, entre outros.
Este tipo de comida normalmente é vendido em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação. A fast-food tornou-se sinónimo de um estilo de vida stressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento organizado de contraposição é chamado de slow food ("comida lenta"), e teve sua origem em Itália, no ano de 1986.
Alimentos servidos nas ruas, por vendedores ambulantes, conhecida também como street food ("comida de rua") é uma prática que remonta à Antiguidade e tem presença em praticamente todas as regiões do mundo moderno e que pode ser considerada uma forma de fast-food.

A história do fast food

Os restaurantes estiveram presentes, de algum modo, na maior parte da história da civilização humana, mas normalmente atendiam os viajantes. Desde a Grécia antiga e Roma, hospedarias e tabernas geralmente serviam comida às pessoas que tinham uma razão para estar longe de casa. Esta tendência continuou até recentemente. Tavernas como a histórica Middleton (em cima) tradicionalmente atendiam as necessidades dos viajantes.

Embora o McDonald's tenha sido o primeiro restaurante a usar o sistema de linha de montagem, algumas pessoas pensam que o White Castle foi a primeira cadeia de fast-food. White Castle foi criado em 1921, em Wichita, Kansas. Naquele tempo, a maioria das pessoas achavam que os hambúrgueres vendidos em feiras, circos, e por vendedores ambulantes eram de baixa qualidade. Muitas pessoas pensavam que o hambúrguer vinha de sobras de matadouros e carne deteriorada.
Os fundadores do White Castle decidiram mudar a percepção que o público tinha em relação aos hambúrgers. Eles construíram os seus restaurantes de modo a que os clientes podessem ver a comida ser preparada. Pintaram as construções de branco e inclusive escolheram um nome que indicasse limpeza. O White Castle era muito popular no leste e meio-oeste americano, mas seu sucesso ajudou a dar à carne do hambúrguer uma reputação nacionalmente melhor. O White Castle teve um importante papel no desenvolvimento do fast-food.

Os irmãos McDonald abriram seu restaurante em 1948 e muitas cadeias de fast-food que existem até hoje abriram logo depois. Burger King e Taco Bell começaram na década de 50, e o Wendy's abriu em 1969. Algumas cadeias, como Carl's Jr., KFC e Jack in the Box, existiam antes do Sistema de Serviço Rápido.
McDonald's, que começou tudo isto, é actualmente a maior cadeia de fast-food do mundo.
De acordo com a National Restaurant Association, a receita bruta americana com o sector de fast food totalizou US$163,5 bilhões em 2005. A indústria está a crescer globalmente, como se vê. O total de vendas do McDonald's cresceu 5,6% em 2005, e a empresa tem 30.000 lojas franqueadas em mais de 120 países.
Porém, o McDonald's - e o fast-food em geral - nem sempre encontra uma recepção boa. Os restaurantes do McDonald's foram atacados em muito países, incluindo os Estados Unidos, China, Bélgica, Holanda, Índia, Rússia, Suécia e Reino Unido. As acusações são de que o McDonald's e outras cadeias vendem comida fora do
prazo de validade, fazem demasiada propaganda com as crianças e questionam valores locais e crenças.

Crianças sofrem com influência da TV
"A construção de bons hábitos alimentares tem sido uma tarefa exaustiva para muitos pais, que utilizam diversas alternativas para convencer os filhos a consumir alimentos saudáveis. Cada vez mais firme em suas decisões, as crianças têm sido influenciadas pelos apelos da publicidade de alimentos e bebidas. Atraídas por personagens e brindes ou mesmo pela televisão, a maioria das crianças não ligam à criatividade na cozinha, assim a negociação torna-se uma grande arma para os pais".

Érica Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário