quarta-feira, 15 de abril de 2009

Insónias


Insónias
Caracteriza-se pela falta de sono ou por uma dificuldade prolongada de adormecer por vários dias.Como consequência, no dia seguinte apresenta fadiga irritabilidade e agressividade.
Tipos de insónias

Insónias transitórias
As insónias transitórias são as que duram poucas noites, são muito comun. A maior parte das pessoas apresenta esta insónia em períodos de tensao, stress ou excitação.
Insónias de curta duração
As insónias de curta duração são as que duram de poucos dias até três semanas. Geralmente são causados por stress grave ou persistente como preocupações com a saúde própria ou de familiares, luto, problemas familiares, profissionais ou de relacionamento.
Insónias de longa duração
As insónias de longa duração ou crónicas são as que duram mais de três semanas. Podem estar relacionadas com stress,
depressão, abuso de álcool ou drogas e hábitos inadequados para dormir, como o excesso de café (cafeína).
Nota: 20% dos adultos sofrem de insónias. As insónias são mais frequentes em mulheres de meia idade e nos idosos.
Café, chocolate ou chá preto são alimentos conhecidos por dificultarem a chegada do sono, devido às suas propriedades estimulantes.
Combater as insónias
Leite quente e infusões calmantes – como a camomila ou a tília – ajudam a trazer o sono, mas o trabalho pode ser reforçado à hora de jantar. Basta, para isso, juntar leguminosas ao prato.
A ingestão de alimentos da família do leite, as carnes e as leguminosas, como os feijões, grão-de-bico ou ervilhas pode evitar uma noite a contar carneirinhos. Estes alimentos contêm um aminoácido essencial que auxilia naturalmente o sono. Estes alimentos funcionam, desta forma, como uma espécie de “remédio caseiro” para as insónias.
A junção de leguminosas numa refeição mais ligeira ao jantar é muito fácil, seja em sopas, estufados ou em saladas. Apesar de pequenas, as leguminosas têm propriedades nutritivas que podem melhorar o pesadelo das insónias e da sonolência, pois, são ricos em ácido fólico, essencial para o funcionamento do sistema nervoso, têm sais minerais que melhoram a duração e a qualidade do descanso e contêm vitamina B1, capaz de combater a ansiedade e deixar o corpo mais relaxado.

Para ter uma noite tranquila

  • evite o sedentarismo;
  • tenha uma alimentação variada e equilibrada, considerando horários e quantidades ingeridas;
  • não vá para a cama nem com fome, nem com o estômago demasiado cheio;
  • não abuse dos líquidos antes de dormir, assim acorda menos vezes para ir à casa de banho;
  • pratique uma actividade física regular, nem que seja um passeio a pé meia hora antes de ir dormir;
  • se tem peso a mais, faça um esforço por perder alguns quilos. A obesidade aumenta o risco de diversas doenças do sono;
  • não coma pelo menos duas horas antes de dormir;
  • tente deitar-se e acordar sempre à mesma hora.

Sem comentários:

Enviar um comentário