quarta-feira, 29 de abril de 2009

Escravatura

Quando os Portugueses começaram a colonizar o Brasil, sentiram necessidade de alguém para produzir os seus bens materiais.
Como os índios Brasileiros não se adaptaram ao trabalho, Portugal foi buscar a mão de obra escrava ao continente Africano, pois os escravos eram mais trabalhadores e já sabiam como se faziam as coisas.

Mais informações aqui.

GUINESS WORLD RECORDS

A chinesa Xie Qiuping tem o maior cabelo do mundo. Quando entrou para o Guinness, as suas madeixas mediam 5,627 metros de comprimento, mais de três vezes a sua altura. Ela deixa seu cabelo crescer desde 1973 quando tinha 13 anos.

Lee Redmond, 65 anos, entrou oficialmente para o livro Guinness de recordes com as unhas mais compridas do mundo.Lee conservou as suas unhas sem cortar por 30 anos.A unha do seu polegar direito possui 89 centímetros e somadas têm 7,51 m.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Fast Food

Fast-food é o nome que se dá ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas num intervalo pequeno de tempo. Desta maneira são comercializadas as sanduíches, pizzas, hamburgers, entre outros.
Este tipo de comida normalmente é vendido em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação. A fast-food tornou-se sinónimo de um estilo de vida stressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento organizado de contraposição é chamado de slow food ("comida lenta"), e teve sua origem em Itália, no ano de 1986.
Alimentos servidos nas ruas, por vendedores ambulantes, conhecida também como street food ("comida de rua") é uma prática que remonta à Antiguidade e tem presença em praticamente todas as regiões do mundo moderno e que pode ser considerada uma forma de fast-food.

A história do fast food

Os restaurantes estiveram presentes, de algum modo, na maior parte da história da civilização humana, mas normalmente atendiam os viajantes. Desde a Grécia antiga e Roma, hospedarias e tabernas geralmente serviam comida às pessoas que tinham uma razão para estar longe de casa. Esta tendência continuou até recentemente. Tavernas como a histórica Middleton (em cima) tradicionalmente atendiam as necessidades dos viajantes.

Embora o McDonald's tenha sido o primeiro restaurante a usar o sistema de linha de montagem, algumas pessoas pensam que o White Castle foi a primeira cadeia de fast-food. White Castle foi criado em 1921, em Wichita, Kansas. Naquele tempo, a maioria das pessoas achavam que os hambúrgueres vendidos em feiras, circos, e por vendedores ambulantes eram de baixa qualidade. Muitas pessoas pensavam que o hambúrguer vinha de sobras de matadouros e carne deteriorada.
Os fundadores do White Castle decidiram mudar a percepção que o público tinha em relação aos hambúrgers. Eles construíram os seus restaurantes de modo a que os clientes podessem ver a comida ser preparada. Pintaram as construções de branco e inclusive escolheram um nome que indicasse limpeza. O White Castle era muito popular no leste e meio-oeste americano, mas seu sucesso ajudou a dar à carne do hambúrguer uma reputação nacionalmente melhor. O White Castle teve um importante papel no desenvolvimento do fast-food.

Os irmãos McDonald abriram seu restaurante em 1948 e muitas cadeias de fast-food que existem até hoje abriram logo depois. Burger King e Taco Bell começaram na década de 50, e o Wendy's abriu em 1969. Algumas cadeias, como Carl's Jr., KFC e Jack in the Box, existiam antes do Sistema de Serviço Rápido.
McDonald's, que começou tudo isto, é actualmente a maior cadeia de fast-food do mundo.
De acordo com a National Restaurant Association, a receita bruta americana com o sector de fast food totalizou US$163,5 bilhões em 2005. A indústria está a crescer globalmente, como se vê. O total de vendas do McDonald's cresceu 5,6% em 2005, e a empresa tem 30.000 lojas franqueadas em mais de 120 países.
Porém, o McDonald's - e o fast-food em geral - nem sempre encontra uma recepção boa. Os restaurantes do McDonald's foram atacados em muito países, incluindo os Estados Unidos, China, Bélgica, Holanda, Índia, Rússia, Suécia e Reino Unido. As acusações são de que o McDonald's e outras cadeias vendem comida fora do
prazo de validade, fazem demasiada propaganda com as crianças e questionam valores locais e crenças.

Crianças sofrem com influência da TV
"A construção de bons hábitos alimentares tem sido uma tarefa exaustiva para muitos pais, que utilizam diversas alternativas para convencer os filhos a consumir alimentos saudáveis. Cada vez mais firme em suas decisões, as crianças têm sido influenciadas pelos apelos da publicidade de alimentos e bebidas. Atraídas por personagens e brindes ou mesmo pela televisão, a maioria das crianças não ligam à criatividade na cozinha, assim a negociação torna-se uma grande arma para os pais".

Érica Ferreira

quarta-feira, 15 de abril de 2009



A ginástica é um desporto que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Ela desenvolveu-se a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas num circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus. O desporto só voltou a ser retomado – com realce desportivo e militar – uma escola alemã que introduziu movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força e uma escola sueca, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do desporto.

Insónias


Insónias
Caracteriza-se pela falta de sono ou por uma dificuldade prolongada de adormecer por vários dias.Como consequência, no dia seguinte apresenta fadiga irritabilidade e agressividade.
Tipos de insónias

Insónias transitórias
As insónias transitórias são as que duram poucas noites, são muito comun. A maior parte das pessoas apresenta esta insónia em períodos de tensao, stress ou excitação.
Insónias de curta duração
As insónias de curta duração são as que duram de poucos dias até três semanas. Geralmente são causados por stress grave ou persistente como preocupações com a saúde própria ou de familiares, luto, problemas familiares, profissionais ou de relacionamento.
Insónias de longa duração
As insónias de longa duração ou crónicas são as que duram mais de três semanas. Podem estar relacionadas com stress,
depressão, abuso de álcool ou drogas e hábitos inadequados para dormir, como o excesso de café (cafeína).
Nota: 20% dos adultos sofrem de insónias. As insónias são mais frequentes em mulheres de meia idade e nos idosos.
Café, chocolate ou chá preto são alimentos conhecidos por dificultarem a chegada do sono, devido às suas propriedades estimulantes.
Combater as insónias
Leite quente e infusões calmantes – como a camomila ou a tília – ajudam a trazer o sono, mas o trabalho pode ser reforçado à hora de jantar. Basta, para isso, juntar leguminosas ao prato.
A ingestão de alimentos da família do leite, as carnes e as leguminosas, como os feijões, grão-de-bico ou ervilhas pode evitar uma noite a contar carneirinhos. Estes alimentos contêm um aminoácido essencial que auxilia naturalmente o sono. Estes alimentos funcionam, desta forma, como uma espécie de “remédio caseiro” para as insónias.
A junção de leguminosas numa refeição mais ligeira ao jantar é muito fácil, seja em sopas, estufados ou em saladas. Apesar de pequenas, as leguminosas têm propriedades nutritivas que podem melhorar o pesadelo das insónias e da sonolência, pois, são ricos em ácido fólico, essencial para o funcionamento do sistema nervoso, têm sais minerais que melhoram a duração e a qualidade do descanso e contêm vitamina B1, capaz de combater a ansiedade e deixar o corpo mais relaxado.

Para ter uma noite tranquila

  • evite o sedentarismo;
  • tenha uma alimentação variada e equilibrada, considerando horários e quantidades ingeridas;
  • não vá para a cama nem com fome, nem com o estômago demasiado cheio;
  • não abuse dos líquidos antes de dormir, assim acorda menos vezes para ir à casa de banho;
  • pratique uma actividade física regular, nem que seja um passeio a pé meia hora antes de ir dormir;
  • se tem peso a mais, faça um esforço por perder alguns quilos. A obesidade aumenta o risco de diversas doenças do sono;
  • não coma pelo menos duas horas antes de dormir;
  • tente deitar-se e acordar sempre à mesma hora.
Alimentos Transgénicos - Devemos consumi-los?
Alimentos Transgénicos são alimentos cuja semente foi modificada em laboratório. Essa semente é modificada para que as plantas possam resistir às pragas de insectos e a grandes quantidades de pesticida.
Esses alimentos podem causar riscos ambientais, nomeadamente o aparecimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas; a poluição dos terrenos e lençóis de água com agro-tóxicos; a perda da fertilidade natural dos solos e da biodiversidade.
Os alimentos Transgénicos também podem ter consequências negativas para a saúde, pois existem estudos que revelam que algumas variedades de alimentos Transgénicos ”podem” prejudicar gravemente o tratamento de algumas doenças, tanto nos homens como nos animais. Isto acontece porque algumas culturas de alimentos Transgénicos contêm genes que resistem aos antibióticos.
Por isso, não devemos consumi-los enquanto não houver estudos que demonstrem se os alimentos Transgénicos fazem bem ou mal à saúde e devemos evitá-los como medida de precaução.
Enquanto as empresas não garantirem a segurança e a qualidade relativamente a estes alimentos, devemos evitar a sua compra e o seu consumo. Assim, se não consumirmos alimentos Transgénicos, evitamos que eles sejam plantados e protegemos o meio ambiente.